capítulo 17. Que bicicleta comprar - Bicicleta e ciclista

Medidas básicas que devem ser observadas na escolha da bicicleta

Seat Tube = Tubo de selim do quadro da bicicleta. É o que define o tamanho da bicicleta.
Nas Mountain Bikes essa medida é apresentada em polegadas: 17", 18", 19" etc
Nas Speed, Híbridas e Estradeiras a medida é em centímetros: 50, 52, 54 cm etc
Veja na tabela abaixo o tamanho de bicicleta adequado para sua altura.

Top Tube Horizontal = Tubo superior do quadro da bicicleta. Define o comprimento da bicicleta.
Essa medida também é usada para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista, e deve ser tomada em linha reta, paralela ao chão. Vai desde o centro do tubo frontal até o centro do canote de selim da bicicleta.
Alguns fabricantes de bicicletas apresentam seus modelos com ligeira diferença no comprimento do top tube horizontal. Para ciclistas com o tronco mais longo, recomenda-se os modelos com top tube horizontal mais longo e para ciclistas com o tronco mais curto, um top tube mais curto. Por isso é fundamental que se experimente modelos e marcas diferentes antes da compra pois bicicletas com mesmo tamanho nominal podem apresentar diferenças em suas geometrias. Na dúvida, consulte um profissional e faça um bike fit antes da compra pois para cada tipo físico e dependendo do uso que se pretende fazer da bicicleta existem medidas e ajustes diferentes.

• Top Tube mais curto: ideal para plano, uso urbano e iniciantes; serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.

• Top Tube mais longo: ideal para esportistas e profissionais: visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades.

Antes da compra recomendamos também a leitura do Capítulo 16 "A Bicicleta"

É fundamental a escolha da bicicleta que corresponda ao tamanho do ciclista

Tabela básica - altura do ciclista x tamanho da bicicleta

Para mountain bike, aro (rodagem) 26 e 27,5

16 a 18
    18 a 20
    20 em diante
    Se houver dificuldade em encontrar bicicleta fabricada no Brasil que corresponda a altura do ciclista deve-se, sem dúvida, partir para as importadas. Não compre uma bicicleta inadequada para seu tamanho.

que bicicleta comprar »