Bicicletaria - 5. Procedimentos |
Controles Administrativos Os controles e procedimentos administrativos podem ser mais ou menos sofisticados e completos. Pela nossa experiência, isso depende muito de você gostar de administração e ter tempo para implementá-los. Existem, porém, alguns que são básicos e, nenhuma empresa sobrevive sadiamente sem eles.
Mapa diário de vendas
Livro de ponto dos funcionários
Contas a pagar e a receber
Fluxo de caixa
Mapa mensal de vendas
Lucro e prejuízo mensal
|
Procedimentos Administrativos |
Alguns procedimentos, principalmente no tocante a comunicação com os funcionários, se adotados poderão evitar problemas sérios. 1. Coloque por escrito e distribua aos funcionários as regras gerais da empresa. Isso inclui horários, política de descontos por atrasos e faltas, de pagamento de horas-extras, cuidados necessários com as instalações, uniformes e ferramentas. 2. Instale em lugar fora das vistas dos clientes um quadro, para fixar avisos, tais como feriados, mudança de procedimentos etc... 3. Instale também um quadro com os horários de funcionamento da loja. 4. Promova uma reunião (que pode ser um bate papo informal) de preferência semanal, e discuta com os funcionários os problemas que possam existir. Não deixe também de mencionar os sucessos.
5. Treinamentos: diversas vezes percebemos que um funcionário é bem intencionado, tem potencial, mas faz algumas bobagens no dia-a-dia. Tente dar a ele um treinamento para corrigir as falhas. Isto dá um pouco de trabalho, porém é mais eficiente e barato do que demiti-lo e começar tudo de novo.
|
Segurança |
Bicicletarias são visadas por assaltantes. Aqui vão algumas dicas: 1. Invista em portas, fechaduras e cadeados de boa qualidade. 2. Caso pretenda atuar no segmento de bicicletas importadas, considere a utilização de alarmes e serviços de monitoramento. Os custos desses serviços estão caindo e pode significar um bom custo x benefício. 3. Faça um seguro da loja. Não deixa de ser um custo extra, mas vale à pena. Um assalto pode arruinar uma empresa. 4. Caso haja um balcão com o caixa, tente colocá-lo no fundo na loja. Nunca perto da porta de entrada. 5. Mesmo que não seja obrigatório por lei, mantenha sempre um extintor de incêndio, de pó químico de preferência, em algum local de fácil acesso. É barato e pode ajudar em uma eventualidade. Não se esqueça que você utilizará na oficina produtos de alta combustão, como lubrificantes, anti-oxidantes etc.
6. Instrua seus funcionários como agir em caso de um eventual assalto.
|
Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site » |