capítulo 27. livros e referências

Alongamento para todos
autor: Christophe Geoffroy
editora: Manole
resumo: O autor é cinesioterapeuta do esporte, ex-treinador do Liverpool, cinesioterapeuta da Federação de Futebol Francesa e professor universitário.

Alongue-se
autor: Bob Anderson
editora: Summus Editorial
ano: 1983
resumo: Programa de preparo físico diário, com desenhos detalhados sobre alongamento e outras dicas.

Barnett Bicycle Institute
autor: Barnet
editora: Edição própria
resumo: Cursos de formação técnica para gerência e mecânica de bicicletas para diversos níveis.

Biclycles & Tricycles - An elementary treatise on their design and construction
autor: Archibald Sharp
editora: The MIT Press
ano:1989
resumo: Livro técnico voltado para as questões da ciência física que envolve a construção de uma bicicleta. Contém equações matemáticas e outras.

Bicycling Science
autores: Frank Rowland Whitt, David Gordon Wilson
editora: The MIT Press
ano:1993
resumo: Livro de caráter técnico sobre a relação do uso da força humana na bicicleta.

Eugene A. Sloane's Maintenance Manual
autor: Eugene A. Sloane
editora: Fireside Book, publicado por Simon & Schuster, NY
ano: 1981
resumo: Excelente para conhecer o que é a mecânica de bicicletas européias tradicionais, ou da geração anterior ao mountain bike. Bem ilustrado.

Historia de la bicicleta
autores: Max J.B. Rauck, Gerd Volke, Felix R. Paturi
editora: Editorial Blume
resumo: Livro de capa dura com a história detalhada e ricamente ilustrada da evolução da bicicleta - é uma visão européia.

La bicicleta
autores: Cesare Gualdoni, Franco Bassi, Luca Pratella, Fiorella Baserga
editora: BE-MA Editrice, Milano, I
ano: 1989
resumo: Pequeno e belíssimo livro de capa dura com fotos do acervo de um museu de bicicletas italiano. Bom contraste com outros livros que tratam da história da bicicleta.

La vida autosuficiente, reviver con la naturaleza
autor: Alain Saury
editora: Editorial Blume, Barcelona
ano: 1987
resumo: Técnicas primitivas de sobrevivência, da construção de uma casa à métodos de resgate na selva.

Mountain Bikes - maintaining, repairing & upgrading
autor: Herman Seidi
editora: Sterling Publishing Co., Inc. New York
resumo: Pequeno livro publicado na primeira fase do mountain bike, quando ainda a maioria dos modelos de série vinha com garfo rígido. Textos curtos, bem explicativos, dando uma visão geral sobre o mountain bike esportivo.

On your Bicycle - an ilustrated History of Cycling
autor: James Mc Gurn
editora: Facts on file Publications; NY, Oxford, GB
ano: 1987
resumo: Conta a história da bicicleta com olhos na sua importância social. Leitura obrigatória para entender a importância da bicicleta.

Richard's 21st.Century Bicycle Book
autor: Richard Ballantine
editora: The Overlook Press, Peter Meyer Publishers, Inc.
ano: 2001
resumo: Livro que aborda um pouco de todos os aspectos da bicicleta - da história à mecânica. Contém magníficos desenhos de situações ciclísticas realizados originalmente em bico de pena. Todas as ilustrações são em preto e branco.

Schwinn Bicycles
autores: Jay Pridmore and Jin Hurd
editora: Motorbooks International Publisher & Wholesaler
ano: 1996
resumo: Livro de capa dura, com muitas fotos, produzido com alta qualidade de impressão. Conta a história do maior fabricante de bicicletas americano. Excelente.

The American Bicycle
autores: Jay Pridmore and Jim Hurd
editora: Motorbooks International Publisher & Wholesaler
ano: 1995
resumo: Livro de capa dura, com muitas fotos, produzido com alta qualidade de impressão. Conta a evolução da bicicleta nos Estados Unidos. Excelente.

The Bicycle Wheel
autor: Jobst Brandt
editora: Avocet, Palo Alto, CA.
ano: 1993
resumo: Absolutamente indispensável para quem quer aprender o que é uma roda de bicicleta e quer construí-la ou alinhá-la corretamente.

Ultimate Bycicle Book
autores: Richard Ballantine, Richard Grant

Willian Nealy Mountain Bike! A manual of beginning to advanced
autor: Willian Nealy
editora: Menasha Ridge Press, Velo News Book
ano: 1992
resumo: Livro único, alternativo e muito divertido para quem quer aprender técnicas de condução de uma mountain bike.

Zinn and the Art of Mountain Bike Maintenance
autor: Leonard Zinn
editora: Velo Press
ano: 1997
resumo: Zinn tem publicado vários livros sobre manutenção de bicicletas, não só sobre mountain bikes. Boa referência sobre mecânica e bem ilustrado.

capítulo 28: política do site »