Segurança no trânsito - Mecânica segura

Bicicleta é um veículo seguro ou inseguro?

Bicicleta de qualidade é segura e dificilmente apresentará qualquer falha mecânica que coloque em risco seu condutor.
A principal razão pela qual uma bicicleta se transforma em um veículo inseguro é a opção do seu condutor por adquirir uma bicicleta de baixa qualidade.
Além disto, leva à insegurança a falta de manutenção preventiva ou a impossibilidade de se conseguir ajustes corretos também devido à falta de qualidade.

Todo e qualquer veículo ou máquina que tenha baixa qualidade é inseguro.

Dependendo de quão baixa seja a qualidade geral do produto é impossível corrigir as falhas e alcançar um padrão de segurança aceitável.
Segurança tem sinônimo: qualidade. Quanto mais qualidade, mais segurança.
Sinta o prazer de pedalar uma bicicleta bem ajustada, regulada e na qual é realizada manutenção periódica.

Esta pagina vai manter o foco na relação entre manutenção preventiva da bicicleta e segurança do ciclista.

Para saber mais sobre manutenção deve ir para a página "mecânica de bicicletas" no site Escola de Bicicleta.

a Bicicleta

Importante: Não pense que bicicleta é tudo igual porque definitivamente não é.

• Umas parecem bicicleta, outras são bicicleta.
  • Umas quebram constantemente, outras simplesmente não quebram.
  • Umas colocam em risco o ciclista, outras são seguras.
  • O normal de uma bicicleta é não quebrar, é não dar manutenção. Faça a sua opção.

Conheça sua bicicleta:

• acostume-se ao prazer de sentir sua bicicleta em perfeitas condições
  • aprenda a perceber quando a bicicleta está estranha
  • acostume-se a sentir sua bicicleta
  • peça ajuda a quem realmente conhece a qualidade de uma bicicleta
  • não deixe de fazer revisões periódicas em sua bicicleta

Mais informações na página "Segurança Mecânica" do site Escola de Bicicleta.

• Manutenção

Manutenção essencial: Do que é impossível de escapar e porque

• apertar separadamente cada um dos manetes de freio com toda a força das duas mãos para ver se o cabo de freio agüenta - perder o freio inesperadamente é acidente na certa.
  • verificar desgaste dos componentes do freio - a maioria dos acidentes por falha mecânica são causados por falha do sistema de freio
  • verificar folgas - podem indicar que uma peça vai quebrar e colocar sua segurança em risco
  • verificar trincas - principalmente nos pedais - a quebra inesperada leva a um tombo imediato
  • calibrar os pneus - pneus mal calibrados rodam mal, furam facilmente e podem ficar instáveis
  • lubrificar a corrente: a má lubrificação danifica o sistema de transmissão, além de provocar falhas no funcionamento do conjunto.

É recomendável que se faça a troca da corrente dentro de sua vida útil.
    A troca da corrente sai muito mais barato do que deixar que seu desgaste estrague todo sistema de transmissão, o que geralmente é muito caro. Além do mais é crucial para sua segurança. Uma corrente de primeira linha não custa tão caro e dura muito mais que uma corrente que custa pouco.
    Importante: Quando sua bicicleta tiver câmbio só use corrente indexada.

Simplificando a vida: exemplos básicos de qualidade

• pneus e câmaras de qualidade agüentam mais pressão, rodam melhor, furam menos, necessitam menos constância na revisão da calibragem
  • corrente de qualidade dura mais, é mais precisa nos engates das marchas e muito raramente quebra
  • lubrificante apropriado para corrente mantém a lubrificação por mais tempo e é mais resistente à chuva
  • cabos (de freio e de câmbio) de qualidade duram anos e deixam o sistema todo mais fácil de ser acionado
  • uma bicicleta de qualidade bem montada e ajustada dificilmente apresentará folgas e quebras de peças

Revisão periódica
    Ir até a bicicletaria e fazer uma breve revisão a cada seis meses é a melhor forma de não ficar a pé no meio do caminho.

Observações
    Se uma bicicleta exigir constante manutenção, regulagem e ajuste, é porque ela tem algum problema crônico ou é muito ruim. A solução simples! - troque a bicicleta por uma que tenha qualidade e seja feliz.

Vemos com restrição a preocupação obsessiva com perfeição, aquela que faz com que o ciclista fique desmontando, limpando, regulando e ajustando constantemente a bicicleta. Isto se faz em condição de competição, com mecânicos altamente treinados, peças novas e condições ideais de trabalho, o que normalmente não se encontra disponível para o público geral e mesmo para praticantes amadores. Procedimentos obsessivos podem levar a falha mecânica por desgaste de roscas e sistemas de travas.
    Se a bicicleta é de qualidade provavelmente só terá que fazer manutenção uma vez por ano, se tanto.
    A manutenção anual é uma desmontagem completa para limpeza completa, troca de graxa, esferas de rolamentos, flexíveis e cabos de freios e câmbio, e talvez as sapatas de freio.

A Bicicletaria
    A grande maioria não faz e nem quer fazer idéia do que é mecânica, o que é muito normal, e simplesmente precisam de uma boa bicicletaria para cuidar de sua bicicleta. Fornecemos algumas dicas de como escolher um bom local para fazer manutenção em sua bicicleta em nossa página "o cliente e a bicicletaria" no site Escola de Bicicleta.

• segurança no trânsito »