www.escoladebicicleta.com.br/home
artigos
Pedalar na rua é morte certa!

Sentados à mesa de debates estão o representante dos ciclistas e outros notáveis ligados à questão da bicicleta: técnicos de trânsito, autoridades, todos escolhidos pela sua boa vontade com os usuários de bicicleta. Começam as apresentações. Fala-se de Leis, de projetos viários, sobre problemas encontrados e o que se pretende no futuro. E vem o grande desfecho do evento: o ativista e sua apresentação, com a experiência de quem pedala diariamente na rua. O sujeito é bom de fala, o público presta atenção, as imagens fortes mostram as desavenças de um ciclista no trânsito louco da cidade grande. O discurso é inflamado. Segue no caminho "sou ciclista; tenho direito; quero ser respeitado; o trânsito é perigoso; os outros não respeitam..."

Para todos que ouvem não há dúvida: pedalar na rua é muito perigoso, é praticamente morte certa. Só um maluco como aquele que lá expõe suas raivas e reclamações, consegue seguir em frente. Pedalar é um ato insano. Pedalar não é para qualquer um.

A fala do ciclista encerra o evento. Foi um sucesso. Todos chegam à conclusão que como está não dá: pedalar na rua é morte certa.

página anterior »